Laboratório

A Fitofórmula farmácia de manipulação conta com quatro laboratórios de manipulação e um controle de qualidade:

LABORATÓRIO DE MANIPULAÇÃO DE SÓLIDOS
Local destinado à manipulação de preparações sólidas, estando adequadamente equipado para atender a esse tipo de preparação. Apresenta uma área exclusiva para a pesagem dos pós com sistema de exaustão.

CABINE DE MANIPULAÇÃO DE HORMÔNIOS
Local destinado à manipulação de hormônios. Possui sistema de exaustão restrito e antecâmara com pressão negativa, sendo um local segregado seguro para evitar contaminação cruzada, contaminação do ambiente ou mesmo do manipulador.

CABINE DE MANIPULAÇÃO DE ANTIBIÓTICOS
Local destinado à manipulação de antibióticos que serão manipulados em horários preestabelecidos. Possui sistema de exaustão restrito e antecâmara com pressão negativa, sendo um local segregado seguro para evitar contaminação cruzada, contaminação do ambiente ou mesmo do manipulador.

LABORATÓRIO DE SEMI-SÓLIDOS E LÍQUIDOS
Local destinado à manipulação de preparações semi-sólidas e líquidas, estando adequadamente equipado para atender a esse tipo de preparação.

CONTROLE DE QUALIDADE
Destina-se a realização de análises físico-químicas de matérias-primas, material de embalagem e produtos manipulados. Possui locais específicos para o armazenamento de matérias primas em quarentena, matérias-primas reprovadas, matérias-primas aprovadas e matérias-primas a vencer.
O armazenamento das matérias primas ocorre por ordem alfabética. Os materiais termolábeis são mantidos em geladeira
LEGISLAÇÃO VIGENTE
Os laboratórios possuem um sistema de exaustão e controle de temperatura e umidade para garantir a salubridade de nossos funcionários e também a qualidade dos nossos produtos.
Todos os equipamentos possuem tecnologia moderna.
Nossa preocupação com as dosagens é constante.Todos os funcionários passam por um treinamento inicial de higiene, equipamento de proteção individual (máscaras, luvas, toucas e propés descartaváveis) e orientação técnica.
Todas as etapas do fluxo da manipulação são inspecionadas e registradas permitindo total identificação e rastreabilidade do processo produtivo. Seguimos o Manual de Boas Práticas de Manipulação (BPM) conforme as normas da RDC 67/07.
Na etapa final da produção, todas as formulações passam por uma inspeção onde verifica-se a aparência, as condições de embalagem, dizeres do rótulo, afixação de etiquetas orientativas quando necessário e etiquetas de conferência. Só após esta etapa o produto final é enviado para a recepção onde ficará armazenado até entrega ao cliente.